Administração do Tempo em “Tempos” de Coronavírus

9 jul 2021

As mudanças constantes e as necessidades de adequações oriundas das transformações no mundo profissional, nos trazem à tona a preocupação contínua com a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho e a qualidade dos produtos/serviços oferecidos.

Mas isso já não é uma novidade e sempre foi um desafio.

Portanto, em meio ao caos da pandemia, muitos colaboradores e empresários precisaram adaptar-se ao trabalho em Home Office, e com isso o desafio se tornou ainda maior. Administrar a família em casa, todos os afazeres domésticos, estudos das crianças, alimentação e etc, exige um esforço a mais em relação ao aspecto organização do tempo, para que possamos continuar produtivos.

O aspecto produtividade está diretamente relacionado a horas de trabalho, não podendo se esquecer da qualidade, por isto, os aspectos Produtividade e Qualidade estão diretamente relacionados com a importância da Administração do tempo, o que torna este tema bastante discutido no ambiente empresarial atualmente.

A Administração do tempo envolve três aspectos fundamentais: Planejamento, Assertividade e Disciplina.

O primeiro aspecto fundamental é o Planejamento, ele deve ser elaborado anualmente, mensalmente e diariamente, revisto e adequado freqüentemente. Esta etapa é a mais importante do processo, pois a falha no planejamento comprometerá todo o processo para uma boa administração do tempo.

Invista o seu tempo no planejamento, não pense que está desperdiçando-o, pois será mais produtivo investir mais tempo no planejamento do que na execução, pois um mau planejamento pode gerar retrabalhos, o que ocasiona em desperdício na execução. Nesta etapa é importante o estabelecimento de metas, a identificação de prioridades e a delegação de tarefas. Descrever a tarefa especificando-a, de forma que a visualize, apoiará em todo o processo de organização e realização.

O segundo aspecto fundamental é a Assertividade, pois não adianta planejar e não ser assertivo. Ser assertivo é fazer o que precisa ser feito, da forma certa e no momento certo, ou seja, precisa estar atento ao que está acontecendo e as possíveis mudanças para que possa adequar o seu planejamento com confiança. E nesse aspecto, limitar as interrupções, é fundamental.

O terceiro aspecto fundamental é a Disciplina, pois de nada adiantará ser planejado e assertivo, se não for disciplinado. A disciplina envolve o comprometimento no cumprimento de tudo que foi estabelecido em seu planejamento. Nesse aspecto, é importante checar se o que foi planejado está sendo realizado e caso não esteja funcionando, reavalie e mude os planos.

Desta forma, busque no seu dia a dia guiar as suas atividades, desde as mais simples as mais complexas, por estes três aspectos fundamentais e perceberá o quanto isto impactará para uma boa administração de seu tempo.

Boa sorte!

Dani Dias

Executiva de RH

Attua Gente e Gestão

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