Desenvolvendo Competências Durante Isolamento Social

8 jul 2021

Dormimos com a vida normal e acordamos com a necessidade do isolamento social, e com isso, novas exigências na forma de trabalhar chegaram de forma desafiadora, trazendo a necessidade de adaptação, flexibilidade e aprendizagem. E, neste cenário, precisamos ter novos comportamentos e desenvolver novas competências.

Para melhor entendimento sobre competência, uma definição comumente utilizada entre os profissionais de RH é o famoso CHA, conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho. A competência pode ser mensurada, quando comparada com padrões estabelecidos e desenvolvidos por meio da aprendizagem.

Tais conhecimentos referem-se ao saber, as habilidades referem-se ao saber fazer e as atitudes referem-se em tornar os conhecimentos e habilidades aplicáveis em seu ambiente de trabalho.

Trazendo esse conceito para o momento em que estamos vivendo, em que muitos casos, o ambiente domiciliar, se transformou também em ambiente de trabalho (Home Office), novas competências são exigidas nesse novo cenário, exigindo novos comportamentos, exigindo novos conhecimentos, novas habilidades e novas atitudes, por uma questão de adaptação.

Veja o vídeo “As 5 Habilidades mais Importantes no momento atual”, que explica mais sobre esse tema.

Para que se alcance esse desenvolvimento, existem 3 passos fundamentais nesse processo:

1) Realizar uma autoavaliação sobre as novas necessidades, avaliando o que precisará ser desenvolvido. Sabendo o que será necessário, fica mais fácil identificar o que precisará focar e nesse momento de isolamento social, o ideal é buscar o conhecimento através de livros e vários conteúdos digitais que estão sendo disponibilizados gratuitamente, de fontes seguras e confiáveis, canalizando sua energia no objetivo que deseja atingir.

2) Praticar continuamente o desenvolvimento através da aprendizagem informal, o que significa aprender com as experiências de seu dia a dia, planejando, executando, checando, ajustando, errando e acertando (PDCA).

3) Pedir apoio à profissionais que podem auxiliar no desenvolvimento do tema e reforçar conteúdo importante, para o negócio. Parceiros, fornecedores, lideranças internas, tudo pode ser utilizado para potencializar conhecimento e buscar mudança de atitude.

Um processo intenso de autoavaliação e autodesenvolvimento de forma cíclica, aproveitando as oportunidades de troca com pares e Gestores para muito mais que um feedback, favorecer a troca de vivências em relação a como estão lidando com os desafios do trabalho em Home Office. Cada um está vivenciando um desafio, portanto, podemos ter experiências comuns e essa troca será de suma importância como aprendizado, e, principalmente como apoio.

Então, aproveite essa oportunidade para se reinventar, se transformar e quando tudo isso passar, estaremos muito mais competentes, confiantes e muito mais fortes.

Conte com a nossa Equipe Attua Gente e Gestão.

Dani Dias Executiva de RH // Attua Gente e Gestão

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